Cidade

Aaron Koblin e Janet Echelman
Canada
Unnumbered Sparks
Data de criação: 2014
http://www.unnumberedsparks.com/
Para o aniversário de 30 anos da Conferência TED (Technology, Entertainment and Design), a escultora Janet Echelman e o web artista Aaron Koblin colaboraram na criação de Unnumbered Sparks, uma gigantesca escultura interativa no céu. Coreografado por visitantes em tempo real por meio de seus dispositivos móveis, durante a noite a escultura tornou-se uma obra de arte controlada pelo público em uma gigante tela flutuante. A escultura atravessou 227 metros entre edifícios no centro de Vancouver, Canadá, de 15 a 22 de março de 2014. À noite, se tornava viva com a iluminação. As pessoas, com seus smartphones e tablets foram capazes de pintar feixes de luz em toda a escultura em escala extraordinária: pequenos movimentos com seus dedos tornavam-se 30 metros de linhas se envolvendo e combinando umas com as outras.

Active Ingredient e Mixed Reality Laboratory
Inglaterra
LOVE CITY
Data de criação: Este projeto começou em 14 de Fevereiro de 2006 e o jogo LOVE CITY, em 2007, no dia de São Valentim.
http://www.makinglovecity.blogspot.com/095/
Love city é um jogo de celular que provoca interação entre 3 cidades: Nottingham, Derby e Leicester. O jogo acontece em tempo real com a troca de mensagens entre as pessoas e tem a duração de um mês, partindo do Valentines Day. Inspirados no cartoon dos anos 70 “Amar é...”, o Love City tenta definir o que é uma cidade do amor. O objetivo é criar uma “cidade do amor” pela fusão virtual das três cidades.

Aleksandar Janicijevic
Belgrado
URBAN SQUARES
Data de criação: 2001
http://www.urbansquares.com/
Trata-se de uma documentação imagética de quadras em diferentes lugares do mundo. Clicando em cada local disponível no site, o espectador é direcionado para imagens e textos que remetem ao local referido, à história do local e detalhes como uma foto de uma confraternização na rua.
A obra possui um cunho interativo no momento em que aceita também a participação do público que, se mandar uma documentação condizente com os parâmetros do projeto, pode ser incorporado ao site com seu arquivo e autoria.

Ars Electronica Futurelab, MediaLabMadrid e Rafael Marchetti
Áustria, Espanha e Argentina
WIKIMAP – MADRID
Data de criação: 2005
http://www.wikimap.es/ (Página atualmente indisponível)
O WikiMap é um mapa virtual de Madrid. Por meio de uma interface simples, os usuários podem inserir imagens, textos e sons para lugares específicos.É uma mistura do Google Maps e da Wikipedia.l. O objetivo é desenvolver um ambiente multimídia expansível que contribua para a criação de uma memória coletiva dos cidadãos por meio de uma multiplicidade de visões subjetivas, que pode ter uma enorme variedade de usos culturais, sociais e educacionais.

Christina Ray e Glow lab
EUA
NOSO
Data de criação: 2004
http://nosoproject.com/ (Página atualmente indisponível)
NOSO é um projeto que visa aliviar a constate comunicação e interação social da internet e dos tempos atuais agendando encontros onde não há comunicação ou interação social. No site consta o termo 'não-eventos' que designa o que é que acontece quando se realiza o encontro. Este pode ser marcado pelo site, que informa os próximos Noso que estão para acontecer com mapa, horário e foto do local. O site possui também fotos dos últimos Noso e uma espécie de blog onde são discutidas questões propostas pelo projeto.

Clara Boj e Diego Díaz
Espanha
RED LIBRE RED VISIBLE
Data de criação: 2004
http://www.lalalab.org/redvisible (Página atualmente indisponível)
O projeto é um chamado para o acesso livre e gratuito à internet e também uma ação no espaço público re-significando os espaços da cidade com a intervenção de computadores interconectados que trazem o espaço público para o digital.
No site é disponibilizado para download um software que transforma em objetos visíveis os dados que são transportados de um computador a outro, transformando, na forma de realidade aumentada, a paisagem e a cartografia visual da cidade. Com o recurso de localizar as áreas da cidade onde há disponível internet livre, o programa tenta incitar no espectador a vontade de dividir com o outro esta informação, a qual é realizada pelos autores através de placas afixadas nestes locais com símbolo e os dizeres: ”free network/visible network”.

Coletivo Elles
Argentina
095 ELLES
Data de criação: 2004
http://www.liminar.com.ar/095/
095 é um projeto de envios massivos de emails e intervenções na rua que deflagrem a situação do transporte público na cidade de Córdoba, Argentina. Por meio do site é possível solicitar adesivos que incentivem melhorias no transporte público, que questionam o mau uso dos meios de transporte. O coletivo Elles também realiza intervenções nos pontos de espera de ônibus da cidade, onde a situação é mais problemática. O site tem, inclusive, um fórum de discussão sobre transporte coletivo.

Coletivo LOGO
Uruguai
LOVETOUR
www.montevideo.com.uy/lovetour (Página atualmente indisponível)
É um trabalho de intervenção urbana que consiste de várias etapas. Define-se por um grupo de indivíduos que convivem durante um tempo determinado em um lugar específico, desenvolvendo um itinerário urbano que devem registrar. O registro da experiência é recolhida e editada para a web e para uma instalação em espaço físico, onde o público pode obter informações sobre o projeto e a nova forma de visualizar o cotidiano nas cidades.

Coletivo Proboscis
Inglaterra
URBAN TAPESTRIES
Data de criação: 2004
http://urbantapestries.net/
O Urban Tapestries serve como exemplo de ligação entre arte, cidade, território e rede web. É um projeto que envolve mais de 40 voluntários que através dos seus celulares registram sentimentos, pensamentos e opiniões sobre locais específicos de sua cidade e cada um tem acesso ao que os outros usuários têm registrado naquela cidade.
Trata-se de um projeto de investigação experimental que é gerido pela Proboscis, um coletivo artístico britânico, iniciado em 1994, que visa explorar redes e modos de comunicação.

Coletivo Rebar group
EUA
PARK(ING)
Data de criação: 2005
http://www.rebargroup.org/projects/parking/
Parking: um projeto para construir mini parques temporários na cidade. Os Park(ing) são temporários e podem ser transportados para outras áreas. Geralmente é dispostos em áreas ociosas, onde não há possibilidades de sentar-se e apreciar áreas verdes. A área do Park(ing) é geralmente do tamanho de uma vaga de estacionamento, a qual é paga pelo parquímetro. O site tem vídeos, desenhos, fotos e até um mapeamento das ações, além de um manual em pdf.

Coletivo Wokitoki
Argentina
POST URBANO
Data de criação: 2006
www.wokitoki.com.ar/post
Produzido com o auxílio da ferramenta GoogleMap, o site busca localizar pontos exatos no bairro de Belgrano e Rosário, onde são afixadas intervenções em forma de cartazes, que se confundem com Publicidade. A proposta é que o público conte histórias de um lugar específico da cidade como “aqui foi a casa aonde nasci...” onde será afixado o cartaz. O site traz um mapa virtual, onde os cartazes tornam-se acessíveis aos usuários da internet. 

RASTROGERO
Data de criação: 2010
http://rastrogero.com.ar
Rastrogero é um marcador social (bookmark) e um buscador colaborativo que é implantado no espaço físico da cidade. A proposta é conectar e sair etiquetando lugares específicos da cidade, com informações sobre as atividades realizadas no local, nome das empresas estabelecidas, condições de trabalho, lutas sociais e todos os dados que constroem o público. É um convite para descobrir todos os contextos sociais e urbanos.

Eleonora Blanco, Julie Poitras e Pau Faus
Espanha
LA CIUDAD JUBILADA
Data de criação: 2008
http://www.laciudadjubilada.net/
“La Ciudad Jubilada” é uma recompilação em formato de dicionário de conceitos que definem as hortas urbanas informais da cidade de Barcelona, as quais se situam ao largo de seus rios. Estas são criadas e usadas em sua maioria por cidadãos aposentados como ocupação de seu tempo livre. Trata-se de um vínculo com o passado já que muitos destes procedem de zonas agrícolas do Estado Espanhol.
O site disponibiliza um livro em pdf, possui áudio, fotografias e mapas.

Esteban Seimandi, Gastón Silberman e Machi Mendieta
Argentina
PROYECTO CARTELE
Data de criação: 2001
http://www.carteleonline.com/
Esse site é uma coleção de cartazes de cidades do mundo inteiro, captados por fotografias dos realizadores e pela colaboração do público receptor. O site existe há mais de 6 anos, já rendeu o lançamento de 2 livros, e conta com mais de 15000 cartazes.

Eva e Franco Mattes, casal 0100101110101101
Espanha
NIKE GROUND
Data de criação: 2003
http://www.0100101110101101.org/home/nikeground/index.html
Nikeground é um trabalho de Eva e Franco Mattes, conhecidos como 0100101110101101. A dupla fez o público vienense acreditar que para o lançamento de um novo produto da marca Nike, uma praça central da cidade e de outras capitais ocidentais haviam sido compradas em conjunto para colocar uma gigantesca escultura com símbolo da Nike e mudar o nome do local pelo nome dessa marca. A propagação do boato foi realizada utilizando um pequeno panfleto informativo de publicidade distribuído pelo projeto, incluindo o site onde tudo é explicado.

Grupo artistíco Proboscis e ADEC
Ucrânia
SUTTON GRAPEVINE
Data de criação: 2008
http://suttongrapevine.org/ (Página atualmente indisponível)
O site é um projeto que a ADEC (Desenvolvimento das Artes em East Cambridgeshire) encomendou a Proboscis para criar um espaço onde os residentes locais, novos e antigos, podem explorar o espaço e a identidade local através da criatividade. A comunidade é convidada compartilhar histórias que acontecem em Sutton, Cambridgeshire, UK. As histórias podem ser pessoais, do lugar, ficcionais ou verídicas, contadas através de palavras, imagens e som no espaço digital. Há a possibilidade de enviar arquivos para o blog através do e-mail stories@suttongrapevine.org.

Mari Keski Korsu
Finlândia
ELEPHANT PATHS
Data de criação: 2003
http://www.elephantpaths.net/
Elephant Paths marca em registros como vídeo, imagem ou texto; os caminhos dos cidadãos por algumas cidades finlandesas, que são localizados no site em mapas com a precisão das coordenadas geográficas marcadas por GPS. Qualquer usuário que habite alguma dessas cidades pode contribuir com um novo “Path”, enviando depoimentos, histórias, vídeos, ou memórias que serão postados nesse site.

Mark Shepard
EUA
TACTICAL SOUND GARDEN
Data de criação: 2004
http://www.tacticalsoundgarden.net/
O projeto TSG - Tactical Sound Garden oferece um software que permite que se “plante” um ponto emissor de sons de um parque determinado (onde capte sinal wireless) para a Internet, acessível a partir do site, que localiza em mapas cada um dos sons plantados. Este trabalho desenha uma nova forma perceptiva e cultural de visitar os parques de uma grande cidade, que é Nova Iorque.

Michael Johansson
Suécia
CIDADE DE ABADYL
Data de criação: 1997
www.abadyl.lowend.se (Página atualmente indisponível)
A Cidade de Abadyl é um espaço construído a partir de cenários gerados pelos usuários da Internet, que são também co-criadores deste projeto. Abadyl é uma cidade virtual, um ambiente temporário aberto à interatividade e participação.

Observatório nômade
Espanha
RIERES // RAMBLES
Data de criação: 2007
http://www.rieresrambles.net/ (Página atualmente indisponível)
O trabalho trata-se de uma ação de um coletivo de artistas na cidade de Barcelona na Espanha. O site possui instruções, fotografias e um mapa que mostra por onde o coletivo caminha coletando informações e imagens. Além disto, o objetivo do projeto é observar as relações que o crescimento urbano possui com o desenvolvimento agrícola.

Olivier Vanderaa
Bélgica
CITYSNAPPER X
Data de criação: 2003
http://www.o-vanderaa.com/citysnappermain/index.htm
O projeto Citysnapper_X traz uma coleta de imagens e depoimentos de habitantes de grandes cidades européias: Montréal, Barcelona, Kortrijk, Rotterdan. O recolhimento de informações e materiais leva geralmente 1 mês de trabalho diários, que são obtidos através de explorações urbanas e interações nas cidades. Os resultados podem ser acompanhados via Internet, acessando o site por um sistema cartográfico de navegação.

Sarah Ross
EUA
TEMPORARY TRAVEL OFFICE
Data de criação: 2006
http://temporarytraveloffice.net/ (Página atualmente indisponível)
Temporary Travel Office oferece propostas de serviços que relacionam turismo e tecnologia, buscando repensar o turismo como uma atividade que foge do convencional e busque refletir as questões dos espaços abertos e privados, assim como gerar uma reflexão a respeito do uso dos recursos públicos: parques, monumentos, transporte, água, etc. O site tem conteúdo de crítica ecológica com muitos links informativos de teoria e propostas de ações. 

Stanza
Inglaterra
SOUNDCITIES
Data de criação: 2004
http://www.soundcities.com
Este projeto interativo apresenta diversas amostras de sons gravados no espaço urbano de cidades visitadas pelo artista nos últimos três anos. São quinze capitais entre elas, Londres – São Paulo e Berlim. Soundcities é uma base de dados dos sons em torno do mundo. O Web site possibilita que o internauta, tido como usuário criativo, misture e crie novos sons. Está aberta a possibilidade de upload dos sons que os usuários coletaram das cidades e, desse modo, fazem uma contribuição ao projeto, criando um arquivo em linha de sons.

THE CENTRAL CITY
Data de criação: 2003
http://www.thecentralcity.co.uk/centralcity/index.html
Central city é um trabalho de web arte no qual o usuário acessa imagens combinadas a textos em movimento e sons. As imagens e sons remetem à iconografia da cidade como prédios e elevadores. Na parte superior direita há a opção de viajar pelo site indo diretamente aos símbolos escolhidos que vão resultar em diferentes imagens sonorizadas em constante movimento. Atualmente existem mais de 300 áreas no site e um total de 200 filmes que podem ser acessados somente através destas áreas.

Urban Dialogues
Alemanha
SIGNS OF THE CITY-METROPOLIS SPEAKING
Data de criação: 2008
http://www.citipix.net/
Através do uso da fotografia digital e os novos meios, Signs of the City – Metropolis Speaking investiga os signos e símbolos das cidades de Barcelona, Berlim, Londres e Sofia. Jovens fotógrafos trabalham com artistas profissionais para explorar os signos de suas cidades e assim documentar sua vida urbana. É um banco de dados visual que recolhe todas as imagens produzidas nas oficinas formando um arquivo de livre acesso e uso interativo.

Waag Society com os artistas Esther Polake
Países Baixos
AMSTERDAM REALTIME
Data de criação: 2002
http://realtime.waag.org/
A Waag Society juntamente com os Esther Polake convidou, durante dois meses, cidadãos de Amsterdã a se equiparem com um dispositivo portátil (PDA) conectado ao GPS, com o qual cada um fez um mapeamento pessoal da cidade e um diário de traços. Quando os diferentes tipos de usuários criam as suas linhas, torna-se claro para o telespectador o quão individual o Mapa da Amsterdã pode ser. 

Yael Kanarek
EUA / Istambul
NOMADE - OBJECT OF DESIRE
http://www.worldofawe.net/objectofdesire/index.swf
Este site marca uma narrativa de um viajante em busca do tesouro perdido. O site interativo mostra, através de correspondências por cartas e diálogos, as diferenças entre as línguas arábica e a inglesa, e entre as cidades de Nova Iorque e Tel Aviv.
Barbara Palomino, David Boardman, Diego Mometti, Enrique Morales, Ivan Atencio Abarca, Melissa Trojani e Pablo Cottet
Chile
MEMORIA HISTORICA DE LA ALAMEDA
Data de criação: 2005
http://www.memorialameda.cl/ (Página atualmente indisponível)
O site é uma obra coletiva e aberta. O grupo que desenvolve esta obra utiliza uma plataforma autêntica chamada Cultural Luggage que permite a localização por satélite e a caracterização poética-cidadã de lugares históricos. É escolhido um ponto de vista pessoal, crítico e poético sobre a memória histórica da Alameda, centro vital de Santiago do Chile. Então é feita uma análise de consumo, leituras, fotografias e texto que refletem diretamente a quantidade de pontos de vista que não devem ser, e não serão a última palavra sobre a memória histórica da Alameda.

Beju, Sly e Tommy
França
ACCESS 5 - bilbao reality hacking
Data de criação: 2001
http://axs5.free.fr/#
Bilbao é a cidade capital do País Basco. É mais conhecida pelo museu Guggenheim, aberto em 1997, que deu notoriedade a esta cidade. Segundo o site esta foi uma estratégia de marketing, pois a cidade é marcada pelo abandono de seus pólos industriais a partir dos anos 70. Este projeto é uma tentativa de reativar estes pólos abandonados, através de derivas e atividades pertinentes nestes locais e pela colaboração dos usuários com o envio de documentos, textos, fotos, e vídeos.

Bem Kinsley e Robin Hewlett
EUA
STREET WITH A VIEW
Data de criação: 2008
http://www.streetwithaview.com/


Os artistas convidaram a equipe do Google Street View e os residentes do norte de Pittsburgh, EUA, para colaborar em uma série de quadros ao longo Sampsonia Way. Técnicos da Street view capturaram fotografias em 360º . Vizinhos e outros participantes em torno da cidade criaram um palco para cenas como um desfile, uma maratona, uma banda de garagem, uma luta de espadas do século XVII etc. Personagens reais contribuíram para uma vida ficcionanal da Sampsonia Way 

Berd Holahusen
Alemanha
ICONTOWN
Data de criação: 1996
http://www.icontown.de (Página atualmente indisponível)
Projeto para Internet com quatro anos de evolução contínua, consiste em uma cidade virtual formada por um banco de ícones, locais privados e públicos, em que cada um local/ícone leva o nome de seu proprietário. Tendo como proprietário qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo que envia dados – imagem, nome, etc – da sua propriedade real ou imaginária. Assim podemos encontrar em cada ícone informações e, em alguns casos, contato e site do proprietário.

British Council Berlin, Capital Cultural Fund, Cultural Programme European Commission, ICUB, Koschwitz Berlin, Sony Germany e Spanish Embassy Berlin
SIGNS OF THE CITY – METROPOLIS SPEAKING
Data de criação: 2006
http://www.citipix.net/
Por meio da fotografia digital e dos novos meios, Signs of the City – Metropolis speaking investiga os signos e símbolos de Barcelona, Berlim, Londres e Sofia. Jovens fotógrafos trabalham com artistas profissionais para explorar os signos das suas cidades e documentar a sua vida urbana. É um banco de dados visual que reúne todas as imagens produzidas em oficinas em um arquivo de acesso aberto e uso interativo.

Danilo Capasso
Itália
NAPOLIEST
Data de criação: 1996
http://www.napoliest.it/ (Página atualmente indisponível)
Napoliest é um banco de dados do imaginário urbano da zona leste da cidade de Nápoles, uma parte considerada inspiradora para os artistas, que passaram a realizar registros e a localizá-los no mapa disposto no site. O mapa é seccionado em áreas quadriculadas onde estão dispostos os diversos fragmentos sensíveis, acústicos e visuais da cidade.

Delborde
Espanha
DELBORDE: CASA NÓMADA
Data de criação: 2007
http://grupodelborde.blogspot.com/
No blog são apresentados documentários coletados por meio de ações diárias que ocorreram no projeto Casa Nómada – uma habitação temporal e móvel , deslocando-se constantemente por locais não habitados da cidade – Patagônia, extremo sul. Esse grupo de artistas recorreram ao nomadismo como forma de sobrevivência para questionar os processos de construção de imagens de lugares. 

Derivart
Espanha
CASAS TRISTES
Data de criação: 2007
http://casastristes.org/
Este trabalho usa a interface parecida com sites de imóveis para informar ao visitante sobre casas na Espanha que estão desocupadas. É uma tentativa de resolver o problema da grande quantidade de casas vazias no lugar. Com uma concepção de web 2.0, o site, em constante crescimento, conta com um mapa da cidade que pode receber dados do internauta sobre casas vazias, como fotos e localização. É um lugar de intercâmbio de informações que dá todas as ferramentas (links para hipotecagem, e órgãos do governo) ao espectador para este alugar ou comprar a casa. 

Dina Roisman
Argentina
TOUTESDIRECTIONS
Data de criação: 2001
http://www.toutesdirections.net/
É um projeto que se centra na experiência de (des)orientação em uma cidade desconhecida e na sua relação com os estímulos que a favorecem ou entorpecem, os recorridos que se geram e as relações de distância, proximidade, lentidão e velocidade. A proposta consiste em trabalhar os estímulos auditivos gerados através da edição de registros sonoros dos habitantes de Lille na França (respostas e perguntas sobre como se locomover na cidade). O trabalho em flash possui sons e desenhos que mudam com passar do tempo e estímulos gerados pelo usuário. 

Heath Bunting
Inglaterra
VISITOR'S GUIDE TO LONDON
Data de criação: 1995
http://www.irational.org/heath/london/front.html
Imagem de Londres para interagir. Em Visitor's Guide London, Bunting oferece uma maneira de olhar Londres bem diferente do usual clichês turísticos. O artista emprega imagens de baixa resolução em preto e branco, sem escalas de cinza, juntamente com um sistema muito simples de navegação. O visitante se move em torno da cidade, clicando em ícones para o norte, nordeste, leste, etc, em um mapa do metrô. Assim, realiza-se um tour em Londres, ideal para visitantes estrangeiros, com mais de 250 lugares.

Henrique Vila-Matas
Espanha
BDEBARNA – HISTÓRIAS DE BARCELONA
Data de criação: 2008
http://www.bdebarna.net/v2/
Há alguns anos começou a aparecer um grafitti misterioso nas paredes da cidade nova de Fez, no Marrocos. Aos poucos descobriu-se que este grafitti era de um agricultor imigrante que, para se orientar, marcou seu próprio mapa secreto colocando o nome Bdebarna. Tendo em vista essa história, o site pretende desvendar os segredos escondidos de Barcelona. Este é o site que reúne histórias e ideias. Quem constrói estas histórias com textos e imagens são os próprios internautas, que utilizam um mapa para localizar o bairro ou região da cidade em que ocorreu o fato.

Hidekazu Minami
Japão
INFRASONIC SOUNDSCAPE
Data de criação: 2001
http://www.thejetty.org/thesis/ (Página atualmente indisponível)
Infrasonic Soundscape é um trabalho de webarte interativo onde a cidade de Nova York é transformada em um mapa sonoro e seus prédios e construções em escala maior funcionam quase como instrumentos musicais. O internauta pode escolher o local onde o radar detecta sons no mapa, assim podendo transitar pela cidade virtualmente e sentir a paisagem sonora criada pelo artista.

Jody Zellen
EUA
DISEMBODIED VOICES
Data de criação: 2004
http://www.disembodiedvoices.com/
É uma reflexão sobre a natureza do espaço público. O projeto faz uma representação visual de como os organismos de comunicação atuam através do espaço, a exemplo dos telefones celulares, com o que as pessoas emitem vozes sempre ao alcance, tornando públicas suas conversas particulares, fazendo assim um meio-diálogo. A página principal convida o internauta a ouvir uma voz, dando opções de nacionalidades ou gênero. Ao fazer isso, ele ouve o som de diversos diálogos cruzados em diversas línguas com vozes masculinas e femininas, ou seja, onde estamos de certa forma já não importa.

Juan Pintabona
Argentina
BUENOSAIRESWORD
Data de criação: 2005
www.buenosairesword.com.ar
Uma maneira diferenciada de escrever mensagens, utilizando as letras tipográficas presentes no meio urbano por meio de posteres, banners, letreiros e luminosos captados pela cidade de Buenos Aires. O funcionamento é o seguinte: são enviadas fotografias para o site, de letreiros urbanos, e as palavras são recortadas por letras. Depois, é possível montar novas frases com letras de diversas origens e, de cada letra, é possível visualizar a fotografia de origem.

Julia Christensen
EUA
RUST BELT / BAYOU
Data de criação: 2007
http://turbulence.org/Works/rustbelt_bayou/index.html
O trabalho presente deu-se através de um outro trabalho de fotografia e escrita do artista, com o qual percebeu a semelhança entre as cidades de Cleveland e New Orleans. O artista registrou áudios das duas cidades e criou o site como um albúm sonoro da vida dessas cidades. Os álbuns são mapas das duas cidades com ícones ao lado que indicam algumas localidades, que abrem um pequeno texto que registra algum traço cultural local enquanto se escuta um barulho da respectiva cidade.

Juliana Yamashita
Brasil
SEARCHSCAPES
Data de criação: 2004
http://www.searchscapes.net/
Searchscapes é um projeto para cartografar a informação disponível na internet sobre a cidade de Manhattan, através do portal de busca do Google, situando sobre a paisagem física dessa área urbana. A visualidade é de um mapa tridimensional interativo ao usuário. O que se visualiza no mapa é o terreno e as construções se transformam em textos informativos.

URBAN FRAGMENTS
http://www.bigpixel.org/work/p_urban01.html
(Página atualmente indisponível)
O trabalho é como uma continuidade do projeto de graduação em arquitetura da artista. O acesso pelo próprio site da artista, se dá em três opções e, a cada clique, abre-se uma janela com desenhos ou fotos em perspectivas variadas da cidade de São Paulo, sempre em preto e branco. Acompanham as imagens, trechos da obra Cidades Invisíveis, de Ítalo Calvino. Assim como os textos, as imagens vão aparecendo e desaparecendo de acordo com o movimento do mouse.

Lucia Leão
Brasil
PLURALMAPS : LOST IN SÃO PAULO
Data de criação: 2002
http://www.lucialeao.pro.br/pluralmaps/
É um projeto de net arte colaborativa. A ideia dos mapas plurais é a apropriação do Cyber espaço para construir uma cartografia multidimensional de São Paulo. Essa cartografia será criada a partir de pontos previamente localizados pela artista e pelos arquivos enviados por participantes internautas via e-mail, contendo imagens de webcams, vídeos, textos, sons. Cada arquivo enviado torna-se ligação que contribui na criação desta cartografia orgânica, subjetiva e coletiva.

NOX, Q.S Serafijn, e V2_Lab
D-TOWER
Data de criação: 1998
http://www.d-toren.nl/site/read.htm
D-Tower consiste em três partes: uma torre de 12 metros no centro da cidade de Doetinchem, na Holanda; um website e um questionário. No site, são lançadas, a cada dois dias, duas perguntas para os habitantes da cidade que se voluntariaram para o projeto. A partir das respostas, o website produz um resultado estatístico de felicidade na cidade dos habitantes, naquele dia. A estatística é registrada no site demonstrando as regiões onde as pessoas estão mais, ou menos, “felizes”. Na grande torre, uma luz representa qual sentimento predomina naquele dia na cidade, de acordo com a cor. 

Pau Faus
Espanha
BADIAFONIA
Data de criação: 2008
http://www.badiafonia.net/
BadiaFonia é um mapa sonoro da cidade de Badía, contendo pontos de quatro diferentes cores, cada uma correspondendo a uma categoria organizada pelo artista – memória, emoção, cotidiano e som. O internauta escolhe se quer ouvir e ler a obra em espanhol ou catalão, depois vai clicando nos pontos do mapa para conhecer um pouco de Badía.

Paul K Lyons
Inglaterra
BRIGHTON CROSS - a straight line walk along the 450 northing
Data de criação: 2004
http://www.pikle.co.uk/brightoncross.html
O site continua o trabalho de London Cross, desta vez na cidade de Brighton na costa sul da Inglaterra. No referido projeto, foram realizados apontamentos escritos em um percurso de linha reta de leste a oeste na latitude de 45° Norte. O texto, que foi produzido com a finalidade de ser publicado no site, é dividido em 34 partes e conta com informações da cidade a partir de pesquisa bibliográfica e de campo além de utilizar-se da internet como suporte e trazer ao espectador links de sites sobre o assunto discutido que enriquecem a leitura.

LONDON CROSS - A straight line walk across London
Data de criação: 2004
http://www.pikle.co.uk/londoncross.html
O autor do trabalho se propõe a andar através de duas linhas retas: uma do sul ao norte e a outra do leste a oeste de Londres. A página abriga os apontamentos textuais feitos no percurso divididos em 84 partes. Como diz o autor, o texto não foi feito para ser lido em uma ordem de início e fim, e sim da forma que o leitor escolher. Os textos trazem todo tipo de informação como a história dos locais visitados, percepções visuais, arquiteturas, notícias e até coincidências e conexões.

Richard Widerberg e Zeenath Hasan
Suécia e Índia
IMPROVE
Data de criação: 2006
http://www.riwid.net/improve/
Site que divulga um software que permite a coleta de sons e sua reprodução via celular. Com a promessa de ampliar a visão do usuário acerca de seu ambiente, o trabalho proporciona ao individuo a possibilidade de mixar sons e ser então o agente criativo que produz novos sons e músicas com o telefone celular. O site possui vídeos e áudios das performances e informações sobre o software IMPROVE, bem como as exposições e eventos em que este trabalho participou.

Victor Martinez
México
MÉXICO LÍQUIDO
Data de criação: 2002
http://www.vicmardi.com/L-M/
Os artistas realizaram uma expedição ao redor da antiga cidade de Tenochtitlan por meio de um antigo mapa e buscaram perceber as modificações na paisagem ao passar do tempo, enfatizando principalmente as mudanças do rio que abastecia essa antiga cidade, hoje Cidade do México. No site há uma comparação do mapa antigo e da atualidade. Nele também visualizamos fotografias da viagem dos artistas com recursos da performance, arte objeto, fotografia e vídeo. Na página são visualizadas duas janelas que comparam os símbolos do mapa antigo com sua re-interpretação.